Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda

Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda

*curso em fase de credenciamento no MEC

Duração: 3,5 anos

Perfil do Egresso

O profissional de Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda graduado pela FACULDADE G8 deverá atuar eficazmente tanto na gestão da comunicação publicitária, quanto sua na concepção, produção e difusão, utilizando recursos tecnológicos modernos com criatividade e inovação.

Assim, será caracterizado por:

conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

capacidade de tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

capacidade do planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

Deverá atuar em agências de publicidade e demais setores de marketing vinculados a organizações públicas e privadas, além dos tradicionais meios de comunicação, como televisão, rádio e internet.

Na a sua formação geral, deverá desenvolver:

  • Capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;

  • Habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;

  • Visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;

  • Capacidade de utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido no Curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida e sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.


Sua formação especifica propiciará ao profissional as seguintes capacidades:


  • De ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

  • De realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;

  • De definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

  • De conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

  • De executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

  • De realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

  • De dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

  • De planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

  • De identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

  • De identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

  • De assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.


Grade Curricular - Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda